quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Roupas que são do Balacobaco

Um dos objetivos do blog sempre foi destacar a moda nacional, semana passada recebi um e-mail da Barbara me apresentando a Balacobaco, foi paixão a primeira vista, já que o conceito e os vestidos da marca tem tudo a ver comigo, o post de hoje é uma entrevista com a Camila Pires, estilista da marca que foi super atenciosa ao responder as perguntas para o "Antenadas e Fashionistas". Tenho certeza que com essa entrevista vocês também vão se apaixonar pela Balacobaco.

1) Conte a história da marca


Vestido tomara-que-caia, modelagem perfeita e estampa de poá, mais romântico e feminino é impossível

Camila Pires - “A Balacobaco começou em 2005, quando coloquei minha carreira de atriz de lado para buscar alternativas que satisfizessem meu lado empresarial. Sempre estive envolvida no meio artístico, sou muito ligada à música, teatro, design e meu "barato" sempre foi criar, mergulhar num processo de criação e emergir com algo novo, genuíno, emocional; ao mesmo tempo sou prática, decidida e ambiciosa.
Conheci o mundo da moda quando trabalhava em uma loja no Flamengo, onde recebia informações atualizadas e direcionadas para quem faz moda. Na época, surgiu a idéia de criar bijuterias para essa marca e as bijuterias começaram a vender muito bem.
Vi nisso uma oportunidade de negócio e passei a fazer bijuterias para vender por conta, em bazares em Ipanema e na Babilônia Feira Hype.
Aprendi a bordar com uma amiga, comecei a customizar camisetas com bordados. Motivada a fazer roupas, entrei pra faculdade de moda para me aperfeiçoar. Logo, estava vendendo minhas criações em feiras no Rio de Janeiro e São Paulo.
Minha mãe, que sempre acreditou em meu trabalho, decidiu largar o emprego para se tornar minha sócia. Formamos então uma equipe de trabalho. Passei a viver disso, a moda virou meu sustento e uma grande paixão em minha vida. "

2) Como foi feita a escolha do nome da marca?
Camila - "Eu queria um nome brasileiro, que tivesse a cara de nossa cultura popular e lembrasse a Bahia, outra grande paixão da minha vida. Essa brasilidade faz parte de mim desde que nasci, assim como faz parte da marca desde que esta nasceu, batizada com um nome que também retrata meu objetivo na criação. Dizer que algo "é do balacobaco" é dizer que esse algo é muito bom."

3) Defina a marca
Camila - "A Balacobaco é a alegria de viver, é o Rio de Janeiro ensolarado e a celebração da cultura brasileira: a bossa nova, o samba, o artesanato, as cores vivas, a moda feita por brasileiros e também a assimilação de outras culturas, herança de colonizações e imigrações distintas que enriqueceram nossa identidade."

4) Como surgiu a ideia de criar um blog?



Esses vestidos de poá e com esse bordado é o sonho de consumo da mãe e da filha que são fashionistas

Camila - "Muitas de nossas clientes que já acompanham a marca há um bom tempo têm uma proximidade conosco: nos enviam fotos vestindo a marca - o que nós adoramos - vão nas feiras e sabem o que é lançamento, ficam loucas quando chega um modelo novo. O blog surgiu com o intuito de aproximar a marca dos clientes novos. É um espaço de convivência entre nossa equipe e os clientes, e entre eles mesmos."

5) Como é o processo de criação de cada peça?



Camila- "Não acompanho tendências, não acredito nisso. Minhas referências, como as de qualquer estilista contemporâneo, vêm de todo lugar: uma fotografia, uma vitrine, uma música, até mesmo um sonho.
Há peças que crio, produzo em uma ou duas estampas e fico observando a reação do público. Já outras são sugestões, necessidades que os clientes trazem a mim e traduzo conforme a identidade da Balacobaco.
Invisto em modelagens para mulheres reais, ou seja, a mesma modelagem tem que vestir corpos diferentes com a mesma beleza, do tamanho 36 ao 46. Nenhuma mulher deveria se sentir escrava de uma etiqueta de tamanho. O que tem que valorizar o corpo é a roupa, e não ao contrário.
Já a modelagem infantil precisa abordar o conforto e a praticidade."

6) Fale um pouco sobre a ideia de vestir mãe e filha com roupas da
mesma estampa. Como é a aceitação do público a essa proposta? Até as
bonecas ganham roupas da mesma estampa?


Kit Molecada- Mãe, filha e boneca podem vestir roupas da mesma estampa

Camila - "Quando começamos a coleção infantil, já tínhamos 4 anos de marca atendendo o público feminino.
O primeiro vestido que fiz foi para a Luiza, uma menina fofa que surgiu em minha vida, chamo-a de "sobrinha adotada". Conheci a Luiza com quatro meses. Escolhi a estampa que mais representava - e até hoje representa - a Balacobaco, que é estampa "Molecada" e fiz um vestido para ela. As pessoas na rua paravam a mãe da Luiza para elogiar e saber onde comprar o tal vestido. Quando a Luiza fez um ano, presenteei -a com um vestido para ela e um para boneca, na mesma estampa. As reações foram as mesmas: elogios e gente querendo igual!
Surgiu, assim, a linha infantil Balacobaquinho, com as mesmas estampas da Balacobaco. Desde o início, a linha infantil foi um sucesso, porque é uma inovação no mercado ter a roupa mãe e filha combinando por um preço acessível, e também porque atendemos as diferentes necessidades de cada uma: a roupa da criança tem que ser divertida e ter aquele toque de graça. A roupa da mãe tem que ter estilo e transitar por ambientes diversos do dia à noite. A estampa é a mesma, mas diferenciamos as duas linhas através da modelagem, o que também causa impacto no conceito por trás de cada peça."


7) Existe uma loja física da marca? As roupas Balacobaco são vendidas
em feiras? Fale também sobre a venda via internet.

Camila - "Temos um ateliê que fica na Lapa, onde também está nosso showroom. Atendemos apenas com horário marcado.
Durante o mês de dezembro, do dia 1º ao dia 22, O Sobrado - casa que abriga nosso ateliê - estará de portas abertas. Para mais informações, acesse o link: www.osobradocoletivo.blogspot.com
Nossas feiras acontecem no Rio de Janeiro. Expomos todos os finais de semana nos seguintes locais:
Aos Sábados na feira da Rua General Glicério, em Laranjeiras, das 9 às 15h;
Aos Domingos na feira da Praça José de Alencar, no Flamengo, das 9 às 15h;
Todo primeiro Sábado do mês na feira do Rio Antigo, na Rua do Lavradio, praça Emilinha Borba, das 10h às 18h.
Além disso, vendemos online através do Elo7, site que reúne artesãos de todo Brasil. Nossa parceria com o Elo7 é importante porque possibilita chegarmos a todo país, da capital paulista ao interior paraibense. Onde os Correios podem chegar, assim pode a Balacobaco!"

8) Fale sobre os lançamentos para o final de ano, a marca está
apostando nos vestidos tomara-que-caia?


Vestido tomara-que-caia com estampa floral, uma ótima aposta para as festas de final de ano

Camila - "Vestidos são práticos e exigem pouco esforço enquanto oferecem muito estilo. Considero-os extremamente importantes num guarda-roupa. Mas no Rio de Janeiro, assim como muitos outros lugares do Brasil, eles são mais que importantes: são fundamentais. Nosso vestido tomara-que-caia casual, com alças opcionais, é peça imprescindível nas coleções.
O lançamento do verão é o vestido tomara-que-caia com molde de corpete, voltado para ocasiões mais sociais. Com recortes e barbatanas que modelam o corpo, pregas que dão movimento à saia e estampas novíssimas, estão causando furor. Quem comprou está dizendo que emagrece uns cinco quilos... que mulher ficaria sem ter um vestido desses?!"

Para saber mais sobre a marca:
Loja virtual: http://www.elo7.com.br/userProfile.do?command=showUserProfile&webCode=187FE
Blog: http://balacobacobrasil.blogspot.com/

9 comentários:

  1. Karol,
    O tomara que caia de poá esta um luxo!
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    que máximo este post.. e belo blog hein?

    biju biju*

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!
    bjs querida

    www.blogdajupenedo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!!

    Estou encantada com estas peças, amei!!
    Bjus...s

    Janini
    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. lindos e fasions esses looks!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei, amo vestido!!!
    Bem da moda mesmo!!

    Beijos!!!
    www.soupobresouchique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Lindos vestidos!! Parabéns!!!
    beijos!!

    http://muambeiradigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. oi Karol, adorei os modelitos e estampas

    sou bem fã de estampas


    beijooo

    ResponderExcluir
  9. Que peças lindas! As estampas são super fofas!
    Bjuusss!!!
    Tatty


    http://suspirofashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir